www.facebook.com/emir.ribeiro.1
Emir Ribeiro niciou seus trabalhos com quadrinhos desde cedo (7-8 anos), fazendo histórias para o círculo familiar e amigos próximos. Em 1973, aos 14 anos, criou e lançou Velta, sua criação maior, no jornal mural O Comunicador, do Colégio Estadual de Jaguaribe.
Em 1975 começou a publicar nos jornais A União e O Norte, de circulação estadual, lançando outros personagens, além de Velta, como o índio Itabira (1975, em parceria com seu pai, Emilson Ribeiro), a andróide Nova e[O Desconhecido Homem de Preto (estes dois últimos em 1976). Em 1978 começou a editar revistas por conta própria e colocá-las nas bancas de três estados nordestinos. Editou cerca de quinze revistas independentes, sendo o mais recente o álbum 25 anos de Velta (1998).
Em 1980 começou a publicar quadrinhos no jornal O Correio da Paraíba, também de circulação estadual. No decorrer da carreira, participou de várias exposições em João Pessoa, PB, em outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, e na Europa (França). Entre 1985 e 1991, publicou diversos trabalhos da linha erótica e terror em editoras de São Paulo, como Press/Maciota, Nova Sampa e ICEA.
Não é qualquer personagem de quadrinhos que chega aos 50 anos sendo publicada e com um público cativo por tanto tempo.
Criada em 1973 e publicada inicialmente em jornais do estado da Paraíba, a super-detetive VELTA também tem suas aventuras lidas em outros países, mesmo sem a devida tradução para cada idioma nativo.
A super-heroína é o alter ego de uma adolescente mineira chamada Katia Maria Lins. Ela ajudou um alienígena, Snirko, a se recuperar da gravidade da Terra. O inescrupuloso alienígena Snirko a usou como cobaia em um experimento. Katia recebeu uma dose do amplificador de ondas cerebrais do ET. Agora, se ela quiser, ela se transforma em uma loira gigante conhecida como Velta – na verdade, um reator elétrico em forma humana capaz de liberar uma energia desconhecida de qualquer parte de seu corpo.
Velta Edição nº 2 Super Detetive em formato PDF
Velta Edição nº 3 Super Detetive em formato PDF
Velta Edição nº 4 Super Detetive em formato PDF
\